segunda-feira, 7 de julho de 2008

O amor, em alguns toques - Cristina Guerra.

Tive um vizinho que discutia com a namorada três vezes por semana. Eu ouvia tudo. Não por opção: morava no apartamento abaixo. Aquilo era amor ao choro e à reconciliação. Mas não um ao outro. Difícil saber o que é amor. Mais fácil saber o que não é. Um namorado citou Guimarães Rosa: amor é 'descanso na loucura'. Com ele vivi mais a loucura do que o descanso, mas o aprendizado tem que começar por algum ponto. O vizinho devia estar nesse estágio também. Com o tempo vi que ele tinha razão. O namorado, não o vizinho.

Amor é mesmo aquela sensação de voltar pra casa. Adormecer lado a lado é a grande prova. No dia seguinte, acordar e sentir que está levando alguém com você. Descobri um sorriso ridículo no canto da boca. Pronto, encaixou. Feito pecinhas de Lego: diferentes, mas vindas do mesmo mundo. Lego é gostoso. Quebra-cabeça não. Amor não é desejo: é feito de. Amor é feito de amor, mas não só. Amor não tem razão. Ninguém ama pelas qualidades do outro, nem apesar dos defeitos. Ama por que o outro é o outro e ponto. Amor é pacote completo. Você sabe o que é o amor quando se descobre cúmplice. Quando tem a coragem de se mostrar. E de se ver. O outro é um espelho. Vai encarar ? Você sabe o que é o amor quando se entrega. Mas é melhor guardar algo para si mesmo. Amor não pode ser só para o outro. Amor é o exercício do não ter. Amar e não ter nada em troca. Por que se é amor, não é em troca. Amor não serve pra nada, não garante nada. Como as boas coisas da vida. Amor é presença e é falta. Uma não vive sem a outra. Amor é liberdade. Gostoso é saber que o outro, com tantas opções, escolheu você mais uma vez. O que fazer para que ele amanhã faça a mesma escolha ? Mantenha-se distraído.

Amor é feito de hoje. Da arte de não fazer tudo sempre igual. Da construção. Como revestir parede com aquelas pastilhas bem pequenininhas. No amor é preciso colocar uma por uma. Sem pressa de ver pronto. Para mim, é esse o sentido de amar como se não houvesse amanhã. Menos voraz do que sugere. Mas posso está errada. Sou amadora. Amei paredes inteiras. Quanto mais aprendo, menos sei. Gosto é do aprender. Uma convicção: amor é delicadeza. Eu sempre quis falar isso para o vizinho. Tomara que a namorada dele compre GLOSS neste mês.

Nenhum comentário: